Um aluno do 6º ano do ensino fundamental foi aprovado em um vestibular de universidade pública. Aos 12 anos, o estudante Lucca Fontes foi aprovado no processo seletivo do curso de Matemática da Universidade Estadual do Ceará (Uece). As informações são do portal g1.
A decisão de prestar o vestibular ocorreu após resultados de Lucca na prova para ingressar no Colégio Militar de Fortaleza (CMF). Ele ficou em primeiro lugar na seleção para o 6º ano, e então, seus pais tiveram a ideia de tentar a Uece. Ao g1, o estudante afirma que sonha em ser aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) algum dia.
A aprovação na Uece aconteceu na segunda tentativa. Lucca já havia realizado o vestibular para o 1º semestre de 2025, mas não teve uma boa nota na redação. Porém, como ainda não tem a idade mínima exigida pela instituição, ele não pode se matricular na universidade.
Lucca foi diagnosticado como superdotado e realiza acompanhamento psicológico. De acordo com a mãe do garoto, em entrevista ao g1, a psicóloga do estudante costuma dizer que ele é o tipo de criança que precisa ser incentivada a parar de estudar, pois tende a se dedicar excessivamente.
A família percebeu que Lucca apresentava alguns sinais de ansiedade, o que motivou a busca por orientação especializada. Logo no início, foi recomendada a realização de testes com uma neuropsicóloga. Após uma bateria de exames que avaliaram raciocínio e memória, o diagnóstico foi confirmado.
Fonte: InfoMoney