O Brasil emerge como um protagonista no cenário global da aviação executiva. Com a cidade de São Paulo possuindo a maior frota de helicópteros do mundo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirma que o país possui mais de 2 mil helicópteros. Além disso, São Paulo abriga mais de 400 dessas aeronaves, superando metrópoles como Nova York e Tóquio.
Crescimento sustentado em jatos executivos
Ademais, no contexto de jatos executivos, a América Latina mostra um potencial de expansão expressivo. Estudos da Mordor Intelligence apontam que, enquanto o mercado estava avaliado em US$ 640 milhões em 2024, há uma expectativa de que alcance US$ 1,31 bilhão até o ano de 2029. Nesse ínterim, o Brasil desempenha um papel central nesta ascensão, prevendo alcançar um total de 10 mil aeronaves executivas até o fim deste ano.
Nesse cenário, conforme informações da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), São Paulo destaca-se como a única metrópole global com um sistema de tráfego aéreo dedicado exclusivamente a helicópteros, posicionando-se à frente de nações como México, Venezuela, Argentina, Colômbia e Chile, no segmento de aviação executiva.
Devido à alta frequência de voos, a Força Aérea Brasileira (FAB) desenvolveu um método pioneiro para assegurar a segurança dessas operações aéreas. Essa característica faz de São Paulo a única cidade no mundo com um controle de tráfego aéreo específico para helicópteros.
Cidades com as maiores frotas de helicópteros no mundo
1° – São Paulo
2° – Nova York
3° – Tóquio
4° – Rio de Janeiro
5° – Londres
6° – Belo Horizonte
7° – Santiago
8° – Cidade do México
9° – Bogotá
10° – Pequim
Fonte: Economic News Brasil