A canonização do beato Carlo Acutis vai ser realizada neste domingo (7). O jovem, conhecido como o “padroeiro da internet”, será o 1º santo da geração millennial. A cerimônia foi confirmada pelo site oficial do Vaticano.
Esta cerimônia será a primeira de canonização do papado de Leão XIV. Acutis ia ser canonizado em 27 de abril, mas o evento foi suspenso após a morte do Papa Francisco. Em Campo Grande, cidade do milagre brasileiro, uma programação extensa vai acompanhar a beatificação.
O beato italiano Carlo Acutis teve a canonização autorizada por Papa Francisco antes de sua morte, em julho de 2024. O processo só foi autorizado após dois milagres atribuídos ao jovem serem reconhecidos pelo pontífice. O primeiro foi o de um menino, em Campo Grande, reconhecido em 2020. O segundo milagre foi a uma jovem da Costa Rica, em 2024.
Beatificação
Carlo Acutis foi beatificado em 2020, depois que a Igreja reconheceu como primeiro milagre a cura de um menino de Mato Grosso do Sul. O jovem ítalo-britânico morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos.
Acutis cresceu em uma família rica — o pai italiano era financista de um banco inglês e o avô, dono de uma grande seguradora no norte da Itália. Mas, desde cedo, escolheu o caminho da caridade: aos nove anos, Carlo já levava cobertores, roupas e comida para pessoas em situação de rua, em Milão.
“Ele ajudava as crianças que tinham dificuldades nos estudos, que eram vítima de bullying, fazia apostolado com os velhos, com os doentes, com os deficientes, servia em cozinhas comunitárias, dedicava-se ao ensino do catecismo,” conta a mãe Antonia Salzan, ao Fantástico, em abril deste ano.
Relatório apresentado pelo cardeal Marcelo Semeraro durante a cerimônia de aprovação para a canonização descreveu o jovem como “acolhedor e carinhoso com os mais pobres, e ajudava os sem-teto, os necessitados e os imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal.”
Milagre em Campo Grande
Após a morte de Carlo Acutis, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande (MS), passou a celebrar anualmente a missa de Nossa Senhora Aparecida com a exposição de uma vestimenta com vestígios de sangue do jovem.
Durante uma dessas celebrações, em 12 de outubro de 2010, um avô levou seu neto gravemente doente à igreja. O menino, diagnosticado com pâncreas anular e em estado de desnutrição, teria sido curado após tocar a vestimenta exposta.
“O garoto estava raquítico e tinha problemas sérios de saúde. Logo após tocar a vestimenta, ele foi curado”, afirmou o padre Marcelo Tenório, em entrevista ao g1 MS, em novembro de 2019. O milagre foi reconhecido oficialmente pelo Vaticano e foi essencial para a beatificação de Acutis.
O segundo milagre atribuído ao beato foi reconhecido em maio de 2024. Segundo o Vatican News, Carlo Acutis teria intercedido pela cura de Valeria, uma jovem da Costa Rica que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2022. Internada com poucas chances de sobrevivência, ela se recuperou dias após sua mãe rezar diante do túmulo do jovem, em Assis, na Itália.
Fonte: G1