Da redação, AJN1
Equipes da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Rosário do Catete, realizam desde o início da manhã de hoje (28) a operação Diáspora, que tem como foco desarticular organizações criminosas que atuavam no narcotráfico e na execução de homicídios na região do Vale do Cotinguiba. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão domiciliares e cinco pessoas foram presas. Outros dois suspeitos teriam entrado em confronto com o policiais e acabaram mortos. Três armas de fogo também foram apreendidos.
Cerca de 70 policiais participam da operação, que é coordenada pela Delegacia de Rosário do Catete.
As investigações começaram há dez meses e contaram com o auxílio da Guarda do município. Nos levantamentos realizados ficou constatado que integrantes dos grupos criminosos costumavam ostentar armas de fogo e símbolos de facções criminosas de outros estados.
Como resultado das investigações, contas bancárias de quatro investigados tiveram valores bloqueados. Além disso, em outubro do ano passado, oito suspeitos de integrar o grupo criminoso foram presos e três armas de fogo e um colete balístico foram apreendidos.
De acordo com a polícia, as ações ligadas à operação Diáspora vêm sendo realizadas desde o início da semana, já que os alvos estavam foragidos, e teve o pico dos cumprimentos de mandados na madrugada de hoje (28). Durante o cumprimento das ordens judiciais, dois investigados teriam reagido a abordagem polícia e trocaram tiros com os policiais. Eles foram socorridos, mas acabaram morrendo.
A operação segue em andamento e as investigações irão continuar na tentativa de identificar outros integrantes do grupo criminoso. Informações e denúncias que possam contribuir com o trabalho da polícia podem ser repassadas através do número 181 (Disque-Denúncia).
*Com informações Ascom SSP