ARACAJU/SE, 4 de fevereiro de 2025 , 20:50:04

logoajn1

Concurso Nacional Unificado: 1/3 de aprovados são negros, indígenas e pessoas com deficiência

 

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) informou, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (4), que um terço dos candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) são negros, indígenas ou pessoas com deficiência.

Como ver o resultado do CNU?

– Acesse a área do candidato. Lá serão divulgadas 173 listas, com a classificação por cargo, de todos os blocos. As listas de convocação para cada um dos cargos que terão curso de formação também estão no site.

– Estão disponíveis as notas das provas objetiva e discursiva, a nota na avaliação de título, o resultado de bancas (PCD, heteroidentificação, indígena), a nota final ponderada e a classificação em cada cargo.

– Também é possível se o candidato foi aprovado em vagas imediatas, em lista de espera ou cadastro reserva, bem como se o candidato foi convocado para curso de formação ou eliminado.

“Conseguimos cumprir muitos dos nossos objetivos com esse concurso: democratização, ter servidores públicos com a cara do Brasil… Os candidatos passaram na ampla concorrência, além das cotas. É superior ao que tinha de vagas de cotas. Queríamos muito que a cota fosse um piso e não um teto”, afirmou a ministra da pasta, Esther Dweck.

Os resultados definitivos para os candidatos que concorreram aos cargos de nível intermediário (Bloco 8) do CNU já estão disponíveis na área do candidato, disponibilizada pela Fundação Cesgranrio.

Nesta terça-feira (4), também foram divulgadas a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos que possuem cursos de formação.

A lista definitiva dos candidatos aprovados nos blocos 1 ao 7, que não precisam de cursos de formação, e a lista final de convocados para matrícula nos cursos de formação serão publicadas no dia 28 de fevereiro.

Homens representam quase 2/3 dos aprovados

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentou, na tarde desta terça-feira (4), dados referentes ao perfil dos candidatos e candidatas aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Os números revelam que quase dois terços das vagas foram conquistadas por homens.

Entre os aprovados, 63% são homens e 37% são mulheres. Das 6.640 vagas oferecidas pelo certame, que ficou conhecido como “Enem dos Concursos”, os resultados preliminares apontam que 4.193 devem ser ocupadas por homens e 2.447 por mulheres.

Entre os oito blocos temáticos do CNU, o único em que as mulheres ficaram à frente dos homens foi no bloco 5, de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Nesse caso, 60,3% das vagas foram ocupadas por mulheres e 39,7% por homens.

Fonte: Metrópoles

 

Você pode querer ler também