ARACAJU/SE, 4 de julho de 2024 , 11:39:02

logoajn1

Ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez trocou de nome na Espanha após fraude, dificultando trabalho da PF

 

O ex-presidente-executivo da Americanas, Miguel Gutierrez, trocou de nome quando chegou à Espanha, há um ano, depois de fraude na varejista. Ele deixou de usar Gutierrez e passou a se chamar Miguel Sarmiento Gomes Pereira, quando se naturalizou espanhol. As informações são do jornal O Globo.

Gutierrez, que liderou a Americanas por mais de duas décadas até dezembro de 2022, foi preso na sexta-feira (28), em Madri, mas no sábado (29) foi solto e se encontra em sua residência na capital da Espanha. O ex-executivo é suspeito de comandar a fraude que levou ao rombo de mais de R$ 25 bilhões na varejista.

De acordo com relatos dos investigadores espanhóis que ajudaram a localizá-lo na Espanha, a mudança teria dificultado a identificação do endereço do executivo pela Polícia Federal, em fevereiro deste ano. Embora o próprio Gutierrez tenha afirmado que estava em Madri, naquele momento o endereço dele não era conhecido da polícia.

O contato entre as duas polícias era feito por um agente do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), um núcleo de inteligência que fica na superintendência do Rio de Janeiro, com policiais de vários países que acessam seus bancos de dados de origem em tempo real.

Quando a delegacia de crimes financeiros da PF, que conduz o inquérito, pediu ao agente espanhol que ajudasse a localizar Gutierrez e passasse a monitorá-lo, a diferença de nomes foi um obstáculo que atrasou o trabalho em alguns dias. Depois de descoberta a troca de nomes, os espanhóis foram ao local onde Gutierrez mora.

Fonte: Terra

 

 

Você pode querer ler também