A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou, nessa segunda-feira (6), que concluiu a análise das caixas-pretas do avião da Embraer que caiu no Cazaquistão no dia 25 de dezembro. Os dados foram entregues à Autoridade de Investigação do Cazaquistão, agência responsável pela investigação do acidente.
O avião da companhia Azerbaijan Airlines fazia o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da região da Chechênia, na Rússia, quando caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão. Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram e 29 ficaram feridas.
O material foi analisado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e por três investigadores do Azerbaijão e três da Rússia. O trabalho foi concluído no sábado (4).
Em nota, a FAB informou que “os trabalhos de extração, aquisição e validação dos dados contidos nos dois gravadores de voo (Cockpit Voice and Flight Data Recorder – CVFDR)”, da aeronave Embraer 190, matrícula 4K-AZ65, foram concluídos no sábado (4).
“As análises dos dados extraídos dos gravadores de voo e as informações a serem divulgadas no Relatório Final dessa investigação são de exclusiva responsabilidade da Autoridade de Investigação do Cazaquistão, conforme o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional”, destacou a Força Aérea.
Fonte: Gazeta do Povo