Nesta sexta-feira (6), o julgamento dos ex-agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, que chega ao 11º dia, entra em sua fase final. Serão realizados os debates entre defesa e acusação, com duração de cerca de 9 horas. Após os debates, o juiz federal Rafael Soares, titular da 7ª Vara Federal de Sergipe, que preside a sessão, fará a leitura do veredito dos jurados, informando se os réus William Barros Noia, Paulo Rodolpho Lima Nascimento e Kleber Nascimento Freitas foram absolvidos ou condenados pelo júri popular. Se condenados, o magistrado informará as sentenças. O julgamento ocorre no fórum Ministro Heitor de Souza, na cidade de Estância.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), o debate foi iniciado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela assistência de acusação, que têm 2h30 no total para apresentar suas teses acusatórias. Em seguida, a defesa de cada réu terá 50 minutos para apresentar suas teses defensivas, totalizando 2h30. O MPF e a assistência de acusação poderão apresentar réplica, com duração de 2h. Nesse caso, a defesa terá direito à tréplica, também de 2h, com 40 minutos para cada réu.
O julgamento conta com a participação dos procuradores da República Rômulo Almeida, responsável pelo processo, e Eunice Dantas, de Sergipe, além dos procuradores Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Júnior, Polireda Madaly Bezerra de Medeiros e Henrique Hahn Martins de Menezes, que fazem parte do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri (GATJ/MPF), uma unidade nacional convocada para atuar em casos de alta complexidade.
O processo da morte de Genivaldo Santos foi incluído no Observatório de Causas de Grande Repercussão, criado pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho Nacional do Ministério Público. O observatório acompanha casos de alta complexidade, grande impacto e ampla repercussão, como os desastres de Mariana e Brumadinho (MG) e o incêndio na Boate Kiss em Santa Maria (RS), entre outros.
*Com informações Ascom TRF5