ARACAJU/SE, 15 de maio de 2025 , 16:46:36

Fraudes no INSS: até o momento, quase 474 mil aposentados e pensionistas não reconheceram descontos em benefícios

 

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, disse, nessa quarta-feira (14), que ao menos 473.940 aposentados e pensionistas já informaram ao órgão que não reconheceram descontos nos seus benefícios feitos por associações. Os dados foram atualizados até as 16h de ontem.

Em entrevista coletiva à imprensa, Waller Júnior informou que esse número equivale a 98,6% das 480.660 pessoas que foram informadas que tiveram descontos nos seus benefícios. Segundo o presidente do INSS, 6.720 pessoas reconheceram as cobranças nas suas contas (1,4%).

Os beneficiários que alegaram não ter conhecimento dos descontos puderam solicitar a restituição dos valores. A partir disso, o INSS vai acionar a entidade responsável pela cobrança, que terá 15 dias úteis para apresentar a documentação que comprove a autorização do beneficiário ou providenciar o ressarcimento.

Se a entidade não apresentar comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) específica.

Após o recebimento, o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária vinculada ao benefício.

Por outro lado, se a associação comprovar a autorização, o beneficiário será informado e poderá, se desejar, apresentar contestação.

Caso a entidade não faça o ressarcimento nem comprove a regularidade dos descontos, o caso será encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) para as medidas legais de cobrança e ressarcimento.

Beneficiários não têm prazo para responder

Para verificar se foram alvo de algum desconto nos benefícios, aposentados e pensionistas devem acessar a sua conta pelo aplicativo Meu INSS ou ligar para a autarquia pela central de atendimento 135.

Segundo o presidente do INSS, quem ainda não conseguiu ver se teve alguma cobrança na sua conta não precisa ter pressa para fazer isso.

“Tenham calma. Logicamente, no primeiro dia há um uma expectativa maior, e todo mundo começou uma correria para poder acessar aplicativos, acessar 135, mas isso não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos. Então, fiquem tranquilos a esse respeito”, disse Waller Júnior.

Fonte: R7

 

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