ARACAJU/SE, 20 de maio de 2025 , 19:41:58

Gripe aviária: confira os países com embargos à carne de frango do Brasil

 

O primeiro registro de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, identificado no Rio Grande do Sul, na semana passada, resultou em uma série de embargos de importadores do produto do Brasil.

O país é o maior exportador de carne de frango, com mais de 35% das exportações globais do produto.

Veja abaixo os tipos de embargos aplicados, segundo relato do Ministério da Agricultura, divulgado nessa segunda-feira (19). Alguns, como no caso da China, envolvem o país todo, conforme um acordo sanitário preestabelecido.

O Brasil parou de certificar exportações para China, União Europeia e África do Sul.

Comunicaram a suspensão das importações de todo o Brasil: Chile, Argentina, Uruguai, México, Coreia do Sul, Malásia e Canadá.

Alguns países aplicaram embargos regionais, permitindo exportação de carne de frango produzida em outros Estados não afetados pela gripe aviária em granja comercial, o que pode minimizar impactos comerciais.

Veja abaixo as restrições regionalizadas, por país, prevista em acordos sanitários, segundo descrição do Ministério da Agricultura:

– Cingapura: raio de 10 km do foco, no município de Montenegro, que registrou foco na granja comercial;

– Japão: regionalização prevista no certificado sanitário acordado – município de Montenegro;

– Emirados Árabes Unidos: regionalização prevista no certificado sanitário acordado: área afetada. Autoridades ainda não se manifestaram;

– Arábia Saudita: regionalização prevista no certificado sanitário acordado – apenas Rio Grande do Sul (pelo histórico do país). Autoridades ainda não se manifestaram;

– Filipinas: regionalização prevista no certificado sanitário acordado – apenas área afetada. Autoridades ainda não se manifestaram;

– Iraque: suspensa a certificação da área afetada. Autoridades ainda não se manifestaram;

– Bahrein: manifestação das autoridades fechando Estado do Rio Grande do Sul;

– Cuba: manifestação com suspensão do Rio Grande do Sul.

Fonte: Reuters

Você pode querer ler também