ARACAJU/SE, 23 de agosto de 2025 , 17:13:59

Instagram é decisivo para escolha de restaurantes, atesta pesquisa

 

A presença de restaurantes nas redes sociais é fator decisivo que influencia a escolha de onde os clientes vão comer. Uma nova pesquisa aponta que 70,2% dos entrevistados já foram a um restaurante após vê-lo no Instagram.

O estudo, compartilhado com a CNN Viagem & Gastronomia, é do Brazil Panels & Behavior Insights, que entrevistou 2.548 pessoas em todo o país, segmentadas por classe social, faixa etária, gênero e região geográfica.

O levantamento diz que a plataforma supera até recomendações de amigos e familiares, que influenciam 53,1% das decisões.

Entre os critérios de decisão, a qualidade da comida é o mais importante para 38,2% dos entrevistados, seguida por preço (23%) e atendimento (17,1%)

“O consumidor moderno pesquisa, compara e decide pelo celular, mas exige que a experiência ao vivo corresponda ao que viu online”, explica Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels & Behavior Insights.

Redes sociais e hábitos de consumo

Para 69% das pessoas ouvidas pela pesquisa, o Instagram é a principal fonte de busca de informações sobre restaurantes. Fotos de pratos e vídeos de preparação são os conteúdos mais atraentes para esse público.

Certos hábitos de consumo também se destacam. Pizza e churrasco lideram as preferências de comida, com 63,9% e 61,9% das respostas, respectivamente.

Quanto ao preço das refeições, 32,4% dos entrevistados gastam até R$ 100 por pessoa. Para 25,2%, a distância não importa se o restaurante for bom.

Os dados foram coletados de forma representativa. A média de idade dos respondentes foi de 47 anos. A Classe C representou 45,7% dos entrevistados, seguida pelas Classes B (34,5%); D/E (11,2%) e A (8,6%). O Sudeste concentrou a maior parte das pessoas (48,8%), seguido pelo Nordeste (24,3%), Sul (15,2%), Norte (6,6%) e Centro-Oeste (5%).

Aumento nas reservas digitais

Outro estudo recente também diz respeito à digitalização da jornada do cliente. A Tagme, empresa com soluções de hospitalidade de restaurantes, registrou um salto de quase 10 vezes nas reservas on-line nos últimos cinco anos.

Em fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia, 290 mil pessoas fizeram reservas em restaurantes pela plataforma, segundo a empresa. Em março de 2025, o número saltou para 2,8 milhões de pessoas. Os serviços são usados em mais de 4.000 estabelecimentos em 240 cidades brasileiras.

“O dado mostra uma mudança de mentalidade: o brasileiro está se planejando mais antes de sair para comer fora. Hoje ele prefere garantir uma mesa, evitar filas e ter uma experiência mais fluida no restaurante”, afirma Roni Lacerda, COO e co-fundador da Tagme.

Fonte: CNN Brasil

 

 

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