Com menos de 5 metros de largura, uma pequena faixa de areia escondida em uma ilha de Ubatuba (SP) pode entrar para o Guinness Book como a menor praia do mundo. A prefeitura busca o reconhecimento oficial do recorde, apesar de o local não permitir visitas por questões ambientais.
Localizada a cerca de 2 km da costa, a Ilha da Selinha guarda um curioso pedaço de areia de apenas 40 metros de extensão. Por sua peculiaridade e beleza, o local já chama a atenção — mesmo que só possa ser contemplado de longe.
Onde fica a possível menor praia do mundo?
A possível recordista mundial fica em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, mais precisamente na Ilha da Selinha — também chamada de Ilha Rachada. A cerca de 2 quilômetros da costa, a ilha tem duas metades separadas por uma faixa de areia que, segundo levantamento da Prefeitura, mede 40 metros de comprimento e menos de 5 metros de largura.
Essa formação natural fez com que a cidade decidisse ir atrás de um feito inusitado: a inclusão da praia no Guinness World Records como a menor do planeta.
Por que não é possível visitar a praia
Apesar de ser encantadora, a faixa de areia localizada entre as rochas não pode ser acessada. A praia está em uma área de preservação ambiental e tem vegetação da Mata Atlântica, o que impede o desembarque. Além disso, o local é cercado por costões rochosos e não há nenhuma construção por perto.
“Temos interesse em incluí-la no Guinness Book e estamos viabilizando alguma forma de poder cumprir os critérios, sabendo-se que a Ilha é um atrativo visual no qual não é permitido desembarcar para poder colher os registros fisicamente”, informou a Prefeitura de Ubatuba.
Quem detém o recorde atualmente
Atualmente, a praia considerada a menor do mundo está localizada na Espanha. Trata-se da praia de Guipiyury, nas Astúrias, com 50 metros de extensão.
Reconhecida como Monumento Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2001, a Guipiyury é uma praia incomum: sua água vem do mar por túneis subterrâneos, resultado da erosão de uma antiga caverna.
Agora, Ubatuba quer levar esse título da Europa para o Brasil — ainda que, por enquanto, a visita à menor praia do mundo continue sendo apenas com os olhos.
Fonte: Agência Correio