O conglomerado BTG Pactual/Banco Pan liderou novamente ranking de reclamações direcionadas às maiores instituições financeiras no segundo trimestre deste ano, conforme divulgado hoje pelo Banco Central (BC).
A lista é construída com base em um indicador que leva em conta o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Quanto maior a pontuação da instituição, pior foi o seu desempenho.
De abril a junho de 2023, o BTG Pactual/Banco Pan atingiu 43,58 pontos no ranking, resultado de 1.004 reclamações procedentes em um universo de 23,036 milhões de clientes. Na sequência, vieram Bradesco (30,90 pontos), Inter (29,38 pontos), C6 Bank (24,13 pontos), Pagbank-Pagseguro (22,47), e Itaú (20,27).
Fazem parte desse primeiro grupo as 15 instituições com maior número de clientes.
Entre aquelas que fazem parte do segundo grupo, os líderes de reclamações foram: Ebanx (2.549,73), Banco Inbursa (1.059,17), Master (496,22), Iugu (437,46) e Facta (236,99).
Já as principais queixas registradas no período estavam ligadas a irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.369 reclamações) e a irregularidades relacionadas a informações e liquidação de valores a receber no Sistema Valores a Receber (SVR) por parte de instituições financeiras (885).
Fonte: Valor