Os restos mortais de São Francisco de Assis, um dos santos mais amados e populares da história da Igreja Católica, serão expostos na Itália no próximo ano.
A notícia da iniciativa raríssima na Santa Sé foi dada pelo “Vatican News”, veículo oficial do Vaticano, no dia 4 de outubro, dia da festa de São Francisco.
As relíquias ficarão expostas na Basílica de São Francisco, em Assis (Itália), de 22 de fevereiro a 22 de março de 2026, período em que o corpo de Francisco “será removido de seu túmulo na cripta e colocado aos pés do altar papal na igreja inferior da basílica”, informou o veículo.
As autoridades esperam um grande fluxo de peregrinos e turistas, que devem se inscrever por meio de um sistema gratuito de reservas on-line. Rotas acessíveis também estão sendo criadas para visitantes com deficiência.
A exposição foi aprovada pelo Papa Leão XVI. O seu antecessor, o Papa Francisco, adotou o seu nome papal em homenagem ao santo do século XIII.
São Francisco viveu de 1181 a 1226. Ele é famoso por fundar a Ordem Franciscana, uma comunidade dedicada a ajudar os pobres e a viver uma vida simples. O religioso ficou conhecido como o santo padroeiro dos animais — e seu túmulo em Assis tornou-se um importante local de peregrinação durante a Idade Média.
Fonte: Extra