Hoje (1º), São Cristóvão comemora o 13º aniversário do título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco, entregue pela Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para marcar a data, desde o dia 28 de julho, acontece na cidade uma programação cultural que se estende até a sexta-feira (4).
“Eventos como esse são fundamentais para reforçar o valor histórico e cultural de nosso município, além de fortalecer o sentimento de pertencimento em nossa comunidade. Através dessa programação cultural, estamos honrando nosso passado e promovendo o turismo, destacando São Cristóvão como um destino de grande relevância histórica para Sergipe, o Brasil e o mundo. Estamos de portas abertas para todos”, explica a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Paola Santana.
O evento é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Fumctur, em parceira com o Centro Acadêmico de Artes (Cenart/UFS), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Museu de Arte Sacra. Segundo a presidenta da Fumctur, Paola Santana, o momento é de grande satisfação poder celebrar mais um aniversário da chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Na programação consta rodas de conversa com abordagens com os temas Acessibilidade, Museu e a Praça e Empreendedorismo e Turismo: geração de renda em cidades históricas. Os interessados em participar dessas discussões podem se inscrever via formulário e obter certificação no final.
História da Praça São Francisco
A Praça São Francisco é um conjunto arquitetônico singular no Brasil, representando uma fusão do modelo urbanístico utilizado por Espanha e Portugal durante o período de união entre 1580 e 1640. Localizada em São Cristóvão, Sergipe, essa praça forma um espaço quadrilátero que abriga diversos edifícios públicos e privados, incluindo a Igreja e o Convento de São Francisco, cujo traçado foi inspirado na Ordenação Filipina.
Por conta de seu valor histórico e sociocultural, a Praça São Francisco conquistou o status de patrimônio global. Ela desempenha um papel essencial como lugar de memória coletiva para os moradores, e também possui grande potencial para o desenvolvimento do turismo, seguindo o exemplo de outros sítios históricos espalhados pelos cinco continentes.
Confira a programação:
1º de agosto
- 10h – Cerimônia de lançamento do selo comemorativo dos Correios pelos 13 anos da Chancela da Praça São Francisco com apresentação de Samba de Coco
Local: Auditório do Museu de Arte Sacra
- 15h – Roda de Conversa: Centros Históricos – O desafio da Acessibilidade com a professora Pedriane Barbosa e o arquiteto Alysson Rodrigues
Local: Biblioteca Lourival Baptista
Inscrição pode ser feita através do https://abre.ai/gtFZ
2 de agosto
- 15h – Posse dos novos membros da Academia de Letras de São Cristóvão
Local: Biblioteca Lourival Baptista
3 de agosto
- 15h – Roda de conversa: Empreendedorismo e Turismo – Geração de Renda em Cidades Históricas com o professor Joab Almeida e Sebrae
Local: Auditório do Paço Municipal
Inscrição pode ser feita através do https://abre.ai/gtFZ
4 de agosto
- 15h – Mesa redonda com oficina de Paleografia: A praça e o museu – celebração dos 13 anos da chancela da Praça São Francisco com as professoras Verônica Nunes, Sayonara Viana e Renata Costa
Local: Museu de Artes Sacras
Inscrição pode ser feita através do https://abre.ai/gtFZ
- 16h – Feira São Criativos
- 17h – Filarmônica de São Cristóvão
- 18h – Xote Muleke
- 20h – Quadrilha Meu Xodó
*Com informações Prefeitura de São Cristóvão





