ARACAJU/SE, 15 de maio de 2026 , 4:27:14

PC desmantela esquema criminoso que teria envolvimento de médicos e advogados

 

Uma denúncia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública da Polícia Civil (Deotap) a deflagrar na manhã desta terça-feira (28), a operação “Panaceia”, que teve como objetivo desarticular uma associação criminosa, que supostamente teria o envolvimento de médicos e advogados, que vinha lesando pessoas que precisavam realizar procedimentos cirúrgicos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e causando prejuízo aos cofres do Estado através de ações judiciais. Além do mandado de prisão contra Maria da Conceição Carvalho, os policiais cumpriram nove mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP),  Maria Conceição atuava cooptando pacientes que aguardavam procedimentos cirúrgicos junto ao SUS. Em um possível conluio envolvendo médicos e advogados em Sergipe, a mulher prometia entrar com um processo judicial que garantiria a realização imediata das cirurgias na rede privada. A acusada cobrava em média a quantia de R$ 200 para intermediar a negociação com os médicos e advogados. Muitas vezes, conforme foi esclarecido pelo Deotap, a cirurgia já estava garantida pelo SUS.

Nos levantamentos realizados, os investigadores encontraram vários processos judiciais representados pelos mesmos advogados, que tinham ligação com Maria Conceição. O Deotap identificou ainda que nas demandas judiciais haviam repetições de dados e fatos envolvendo pedidos de liminares. Além disso, os valores cobrados por exames e cirurgias solicitadas nos processos eram exorbitantes, muito acima dos praticados no mercado.

Mais detalhes sobre a operação Panaceia serão divulgados ainda nesta terça-feira pela diretora do Deotap, delegada Thaís Lemos. A operação foi batizada de Panaceia em referência a deusa da cura na mitologia grega. Panaceia é uma palavra com origem no grego panákeia, sendo que pan significa “todo” e ákos significa “remédio”. Desta forma, a palavra indica uma substância que cura todas as doenças. Na mitologia grega, Panaceia é a deusa da cura, irmã de Hígia, deusa da saúde e higiene.

*Com informações da Ascom SSP

Você pode querer ler também