A Polícia Civil instaurou nessa terça-feira, 2, um inquérito para apurar as responsabilidades sobre o desabamento parcial de um imóvel residencial, após uma explosão, no último dia 31 de dezembro, na avenida João Ribeiro, no bairro Santo Antônio, em Aracaju. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe. Cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas, duas ainda permanecem internadas. O fato teve repercussão nacional.
Após a conclusão das buscas pelo Corpo de Bombeiros nessa terça, 2, a SSP disse que os peritos do Instituto de Criminalística farão análise do prédio.
A edificação, que tinha dois andares e abrigava 44 apartamentos, fica no fundo de uma residência. Segundo a SSP, a proprietária do imóvel já foi identificada e esteve no local, mas acabou passando mal e foi hospitalizada. Ela e outras testemunhas devem ser ouvidas ainda esta semana. O inquérito será conduzido pelo delegado André Gouveia, ne 3ª Delegacia Metropolitana de Aracaju.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita inicial é de que a explosão tenha sido provocada pelo vazamento de gás de um botijão no 1º pavimento da edificação de dois andares, que abrigava 44 apartamentos e fica no fundo de uma residência. Ainda de acordo com os bombeiros, a edificação não era regularizada pela instituição.
A Secretaria de Defesa Social e Cidadania de Aracaju disse que 40 famílias estão desalojadas, na casa de parentes.
Uma moradora falou sobre o momento da explosão: “Eu estava fazendo café da manhã e senti um cheiro de gás, achei que fosse meu, olhei e vi que não era, então voltei a fazer o café e escutei a explosão. Uma irmã estava no quarto e as outras na cozinha comigo. Fomos todas para o banheiro que era o local mais seguro e ficamos aguardando. Foi triste”, disse a técnica de enfermagem Lúcia Maria.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso, foram resgatadas 19 pessoas, das quais 14 em vida. “O trabalho foi feito em conjunto com órgãos municipais e estaduais que deram todo suporte às equipes do Corpo de Bombeiros. Para essa operação, foram mobilizadas equipes de busca e resgate e com cães farejadores”, detalhou o comandante.
O governador Fábio Mitidieri prestou solidariedade aos familiares e agradeceu o empenho das equipes da segurança pública. “É uma tragédia e, passado todo o trabalho do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, começa o trabalho mais intenso de identificar as razões dessa tragédia. Temos que investigar e apurar as razões, mas o principal é dar assistência às pessoas que moravam no local”, ressaltou.
Resgate
Desde o dia 31 de dezembro, data em que ocorreu o fato, as equipes do Corpo de Bombeiros vinham trabalhando no local. Com a explosão e desabamento, o prédio ficou parcialmente danificado. “No local onde ocorreu a explosão, houve o desabamento total, colapsaram todas as lajes”, explicou o comandante.
“Entretanto, as demais partes da edificação foram preservadas. Já os prédios vizinhos, é competência da Defesa Civil que vai fazer a avaliação das condições estruturais das edificações. O trabalho contou com equipes em esquema de revezamento com incursões para remoção de escombros e ruptura de lajes”, acrescentou o coronel.
Os mortos
O casal Isla Solimar Batista Santos e Weslly André Santos, de 20 anos, morava no local há quase dois anos. Eles foram sepultados no município de Japoatã. O corpo da terceira vítima identificado como Guilherme Alves de Souza, foi sepultado na cidade de Aquidabã. Ele morava no residencial com a esposa, que não estava no local no momento do desabamento. A quarta vítima foi identificada como Ana Cristina de 51 anos. A quinta vítima foi um homem, identificado como José dos Santos, de 65 anos.
Os feridos
A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que duas vitimas ainda permanecem internadas no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). O jovem, de 18 anos, continua internado na Unidade Mista Cirúrgica (UMC) da unidade hospitalar com alta pela especialidade de oftalmologia, após o procedimento cirúrgico no olho esquerdo. Ele aguarda nova avaliação da neurocirurgia para uma provável alta hospitalar.
Já o paciente de 70 anos recebe os cuidados intensivos na Unidade de Tratamento de Queimados do Huse e passará por novos exames, além de nova programação cirúrgica. Ele recebe os cuidados da equipe multiprofissional da UTQ e aguarda avaliação oftalmológica. O quadro de saúde é considerado gravíssimo pela equipe médica.







