Polícia Militar recuperou 127 veículos no primeiro semestre do ano

No primeiro semestre do ano, a Polícia Militar recuperou 127 veículos com registro de roubo ou furto em Sergipe, uma média de 21 veículos por mês. O resultado reflete o reforço nas ações ostensivas, com bloqueios, abordagens de trânsito e uso de tecnologia para identificação em tempo real.
De acordo com a corporação, as recuperações ocorreram em diversas regiões do estado e são resultado direto do trabalho integrado de unidades operacionais, como o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), com apoio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do sistema de videomonitoramento (CFTV).
Além de devolver os veículos aos proprietários, a estratégia também mira o enfraquecimento de organizações criminosas. Segundo a PM, muitos dos veículos roubados ou furtados são utilizados em outros crimes ou desmontados para abastecer o mercado ilegal de peças.
Para o subcomandante do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), tenente-coronel Emerson, o resultado representa uma resposta concreta à sociedade. “Isso é muito importante como uma resposta para a sociedade, essa recuperação de bens patrimoniais que, por vezes, conseguimos conquistar com bastante dificuldade, e devolver esse bem, esse veículo para o proprietário. É nossa missão e nos traz muita alegria de saber que a missão da Polícia Militar está sendo realizada a contento”, afirmou.
O oficial destacou ainda que as abordagens policiais são decisivas para identificar irregularidades. “É importante destacar para a sociedade que a abordagem realizada pelas nossas equipes policiais é fundamental para que esses veículos sejam recuperados, pois somente com a abordagem podemos identificar se o veículo está rodando em condições legais, se é um veículo que está de acordo com as normas de trânsito ou se é um veículo com restrição de roubo ou furto”, explicou.
Dados da corporação indicam que as motocicletas lideram os casos de roubo e furto, devido à facilidade de deslocamento e à alta procura por peças no mercado clandestino. Diante desse cenário, a Polícia Militar orienta os proprietários a adotarem medidas preventivas, como estacionar em locais iluminados, utilizar dispositivos de segurança e manter o veículo segurado.
A PM também alerta que a comercialização de peças oriundas de veículos roubados configura crime de receptação, com pena prevista em lei. Enquanto intensifica o policiamento e o uso de tecnologia, a corporação reforça o objetivo de retirar infratores de circulação e reduzir os índices desse tipo de crime no estado.
*Com informações SSP
