Da redação, AJN1
Foi preso no sábado (26), no estado do Tocantins, o homem suspeito de ser o executor do secretário de Assuntos Institucionais e Defesa Social de Itabaiana, Rauan Stefani Santos Santana, ocorrido no mês de junho em uma churrascaria do município. Edson Alcântara Santana, o “Ercinho”, 33, estava na cidade Gurupi (TO), onde segundo investigações se preparava para roubar cargas na região. A captura do acusado é resultado de uma operação conjunta entre as equipes do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com o apoio da polícia do Tocantins.
De acordo com as investigações que estão em andamento na Delegacia Regional de Itabaiana, Edson é o homem que aparece nas imagens das câmeras de segurança do estabelecimento comercial onde Rauan Stefani foi executado a tiros enquanto almoçava.
O trabalho investigativo que culminou na captura do foragido, foi possível graças a integração e troca de informações das equipes da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) e da Delegacia Regional de Itabaiana, em Sergipe; Companhia de Operações Táticas Rurais (Cotar) da Polícia Militar do Ceará; Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil do Tocantins.
Os levantamentos para captura do foragido ainda contou com o apoio do 2º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar de São Paulo, responsável pelo policiamento do município de Praia Grande, no litoral paulista, onde Edson morava.
Durante o trabalho investigativo, a Dipol descobriu que o acusado teria se deslocado para cidade tocantinense de Gurupi, onde, associado com outros comparsas, pretendia roubar cargas. Equipes do Cope e do 11º BPM, que se deslocaram até o Tocantins e deram cumprimento ao mandado de prisão contra Edson. Ele transferido nos próximos dias o Complexo de Operações, em Aracaju. Amanhã (29), com horário ainda a ser definido, a Secretaria da Segurança Pública irá promover entrevista coletiva para passar detalhes das investigações.
Com a prisão do acusado, agora a equipe da Regional de Itabaiana trabalha para identificar e prender outros envolvidos na execução do secretário de Itabaiana.
Rosário de crimes
Edson Alcântara Santana, o “Ercinho”, é considerado pela polícia como um criminoso violento e de alta periculosidade, sendo suspeito de envolvimento em homicídios, roubos de carga e a agências dos Correios.
Dentre os crimes atribuídos a ele está o assassinato do escrivão da Polícia Civil Flávio Santos de Oliveira Matos. O fato ocorreu no dia 27 de junho de 2010, quando ele e outros comparsas assaltaram a agência dos Correios de Frei Paulo. Ele também estava com preventiva decretada acusado de participar do assalto aos Correios da cidade de Areia Branca.
*Com informações SSP