Da redação, AJN1
Depois de 13 horas de negociações, seis internos que estavam amotinados na enfermaria do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, em Aracaju, se renderam e libertaram os cinco funcionários que mantinham como reféns. Os rebelados revindicavam a transferência para outras unidades prisionais, condição que acabou sendo acatada.
Após o encerramento da rebelião, os seis presos foram encaminhados sob escolta para o Instituto Médico Legal (IML), onde foram submetidos a exames de corpo de delito. Em seguida, foram transferidos para o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. O local onde os internos ficaram amotinados no Compajaf também foi periciado.
As negociações foram conduzidas pelo coronel Reinaldo Chaves, secretário-executivo da Sejuc e acompanhadas por representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel José Moura Neto; o comandante do Comando de Operações Especiais (COE), capitão Weniston Queiroz; e o comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), tenente-coronel S. Junior, coordenaram as equipes que permaneceram de prontidão na unidade prisional.
Motim
De acordo com a Sejuc, por volta das 8h30 de ontem (11), seis internos se rebelaram na área da enfermaria e fizeram sete funcionários terceirizados do Complexo Penitenciário como reféns. Armados com chuços e a barras de ferro, os presos chegaram a ferir dois funcionários, que foram libertados horas no final da manhã. Eles foram encaminhados para atendimento médico pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante a noite, as negociações avançaram e por volta das 21h30, os presos resolveram se entregar e libertar os reféns.
Nesta quarta-feira (12), às 9h, representantes da Secretaria da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e da Polícia Militar irão detalhar a operação que resultou na libertação dos reféns e na rendição dos seis presos.
*Com informações Sejuc