Joângelo Custódio, da redação AJN1
Três dos quatro bandidos que assaltaram a agência do banco Bradesco, no município de Itabaianinha, região Sul do Estado, morreram durante troca de tiros com agentes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), no início da tarde, nas imediações da praia do Abaís, em Estância.
Um homem identificado como Jeferson de Assis Soares foi preso durante a ação. A polícia suspeita que ele seja a pessoa responsável por estabelecer as condições logísticas da quadrilha em Sergipe.
A ação criminosa aconteceu na manhã de hoje (2), por volta das 11 horas. Os bandidos chegaram à agência num veículo modelo Fox, de cor branca, e fortemente armados. Eles renderam o único vigilante da agência, tomaram sua arma e invadiram as dependências do estabelecimento, que também não tem porta giratória. Ao chegarem nas "bocas" dos caixas, exigiram os malotes de dinheiro e zarparam rapidamente. No momento do roubo, havia clientes, mas os facínoras nada fizeram com eles. Já o valor surrupiado ainda não foi divulgado pela direção do banco.
Em posse da grana, os bandidos fugiram em direção a uma estrada vicinal, que dá acesso ao município de Arauá, próximo ao povoado Muquém. Foi lá que a polícia encontrou o carro da quadrilha abandonado e em chamas. Segundo testemunhas que estavam no local, eles continuaram a fuga em outro carro, agora um modelo Siena, de cor preta, objetivando despistar as forças policiais, e zarparam sentido Arauá.
Agentes do Cope foram acionados e iniciaram a perseguição policial. A caça aos bandidos já se alastrava pela praia do Abaís, em Estância. Foi lá que três deles entraram em confronto e, consequentemente, foram mortos. Um policial ainda ficou ferido na troca de tiros, mas passa bem.
Cortada pela raiz
Segundo o assessor de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública, Renato Nogueira, os criminosos estavam tentando se fixar em Sergipe. “Eles são da Bahia e queriam migrar para cá e praticar os mesmos crimes que executavam no estado vizinho: roubo a bancos, homicídios e tráfico de drogas”.
Ainda segundo Renato, a quadrilha havia alugado uma casa na praia do Abaís e outra na Caueira, visando dominar o tráfico de drogas e executar, com mais tranquilidade, assaltos a agências bancárias.
A polícia ainda não tem a confirmação se eles são os mesmos que explodiram, essa madrugada, os cashes da agência da Caixa Econômica Federal, localizada no município de Poço Verde, também situada na região Sul de Sergipe.
Cinematográfico
Renato afirma ainda que a quadrilha é a mesma que realizou o assalto cinematográfico ao Banco do Brasil, no município de Conde, na Bahia, em junho do ano passado, quando funcionários da agência foram amarrados ao capô de um carro utilizado durante a fuga dos bandidos.
Os delegados responsáveis pelas investigações concederão entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (3) para esclarecer os fatos.
Matéria modificada às 18h46 para acréscimo de informação.