O fugitivo do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), Ronaldo dos Santos, o “Zé do Pantanal”, foi morto durante uma operação conjunta entre as equipes das polícia de Sergipe e Alagoas. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira (29) na região do município de Arapiraca (AL). Com o fugitivo foi apreendido arma e vários documentos falsos. Zé do Pantanal escapou do presídio no dia 21 de dezembro de 2016, quando foi liberado no lugar de outro preso que havia conseguido um alvará de soltura.
De acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a operação para captura de Zé do Pantanal envolveu as equipes do Departamento de Narcóticos (Denarc), Comando de Operações Especiais (COE) e da Coordenadoria Geral do Sistema de Inteligência de Segurança Pública de Sergipe (Cogesisp), que contou com o apoio do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) do município de Arapiraca.
A informação é que o fugitivo tentou furar o cerco atirando contra os policiais e no revide acabou baleado. Ele foi encaminhado ao Hospital de Emergência do Agreste, mas não resistiu e morreu depois de receber atendimento médico. Com Zé do Pantanal foi encontrado arma e vários documento falsificados.
O diretor do Denarc, delegado Osvaldo Resende, explicou que a operação é resultado de três meses de investigações.De acordo com o diretor do Denarc, delegado Osvaldo Resende, a ação é fruto de três meses de investigação, logo após a fuga de Zé do Pantanal do presídio do Compajaf, ocorrida em 21 de dezembro do ano passado.
Zé do Pantanal era considerado pela polícia como um criminosos de alta periculosidade, que comandava as ações do tráfico na área do bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. Em novembro do ano passado, ele chegou a ser preso durante a operação “Onça Pintada”, mas dada a organização do grupo que liderava conseguiu montar um esquema que permitiu deixar o presídio pela porta da frente.