O Complexo de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil (Cope) divulgou na manhã desta sexta-feira (29), o balanço das operações realizadas pela unidade em todo o Estado, em 2015, com destaque para o número de drogas e artefatos explosivos apreendidos.
Segundo os números, foram realizadas diversas operações que resultaram no cumprimento de 156 mandados de prisão e em 95 pessoas autuadas em flagrante, entre elas, destacam-se as operações “Transformers” e “Concórdia”, que culminaram na prisão de quadrilhas acusadas de corrupção, homicídio e tráfico de drogas. Nesse mesmo período, foram apreendidas 65 armas de fogo, inclusive de grosso calibre, a exemplo de fuzis e pistola glock com acessórios; além de 95 veículos recuperados.
Outro dado que merece destaque concerne às apreensões de substâncias entorpecentes e de artefatos explosivos, visto que foram retirados de circulação aproximadamente 900 quilos de drogas (maconha, cocaína e crack), além da apreensão de 370 explosivos e acessórios (emulsão, cordel), que totalizaram aproximadamente 300 quilos em material para detonação, o que contribuiu para a redução de 10% no número de explosões consumadas em 2015.
Sobre isso, o diretor do Cope explica que “a diminuição se deve à parceria realizada com as agências bancárias, que atuaram um conjunto na elaboração de estratégias para a diminuição desses delitos, principalmente para a redução dos prejuízos provenientes dos roubos às instituições, que chegaram a 200%”.
Para o diretor do Cope, o sucesso nas ações realizadas em 2015 é resultado de um trabalho que se iniciou no ano anterior. ”Começamos o nosso planejamento em 2014 a fim de obter melhores resultados nos anos seguintes. Em 2015, conseguimos intensificar as operações e esperamos, neste ano de 2016, continuar atuando de forma intensiva no combate ao crime organizado, corrupção e roubo a agências bancárias”, finalizou Jonathas Evangelista.
Fonte: SSP