ARACAJU/SE, 14 de maio de 2025 , 4:15:14

Cope desmantela esquema de furto e receptação de celulares

O Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) desmantelou um esquema criminoso que atuava no furto e receptação de aparelhos celulares em Sergipe e em outros estados do país. Um dos investigados desenvolveu uma página falsa de um fabricante de celulares e possuía um canal, em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, onde orientava os criminosos sobre como deveriam agir para desbloquear e formatar os aparelhos furtados.

De acordo com a delegada Mayra Moinhos, responsável pela investigação, nos levantamentos realizados se descobriu que aparelhos celulares furtados ou roubados em Sergipe tinham como destino os mesmos receptadores. Os suspeitos utilizavam um sistema desenvolvido para burlar as operadoras de telefonia móvel e os fabricantes. “Percebemos que vítimas de celulares roubados ou furtados estavam sendo alvos de extorsão ou tinham contas de administração do aplicativo invadidas”, explicou a delegada, acrescentando que aparelhos de vítima sergipanas foram encontrados no Rio de Janeiro, Espírito Santos, Pará, Alagoas e Bahia.

As investigações mostraram que foi montado um esquema com a participação de vários criminosos que atuavam desde o furto até o desbloqueio, formatação e venda do material roubado. Por cada aparelho furtado, os responsáveis diretamente pelo roubo ou furto chegavam a receber cerca de R$ 50. Essas pessoas frequentavam em sua maioria áreas vips de eventos particulares e se comportavam de forma a não levantar qualquer suspeita.

Os aparelhos obtidos de forma criminosa eram repassados aos receptadores, que a partir daí desbloqueavam e revendiam o material, em muitos casos para donos de lojas de celulares usados, que sabiam da origem ilícita. Nos casos de aparelhos com dificuldade para o desbloqueio e formatação, os criminosos utilizavam um programa desenvolvido por um dos envolvidos no esquema, que conseguia ter acesso aos dados para recuperação da linha e a partir daí acessar os dados do celular roubado. Quando isso não funcionava, os bandidos passavam a extorquir as vítimas para conseguir desbloquear o aparelho.

“É importante cadastrar o número de série no Alerta Celular e em caso de furtou ou roubo, cancelar a linha até comprar um novo aparelho. Além disso, quando for transferir a linha realizar a verificação de segurança em duas etapas, sem que seja por mensagem de tentou ou por whatsapp”, orienta a delegada.

Você pode querer ler também