Da redação, AJN1
Trinta e quatro detentos do Complexo Penitenciário Doutor Manoel Carvalho Neto (Copemcan), localizado no município de São Cristóvão, fugiram por volta das 14h30 da tarde desse sábado (10). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Agentes Prisionais (Sindipen).
Segundo o Sindipen, eles fugiram no momento da visitação de familiares. Para pular o muro, utilizaram uma corda artesanal, denominada de “Tereza”. Ainda conforme o Sindipen, todas as guaritas do Copemcan estão desativadas, já que não há efetivo suficiente para suprir as demandas.
Até o momento, apenas cinco fugitivos foram recapturados, de acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc).
Fugas
Por volta das 6h da manhã da última sexta-feira (9), durante banho de sol, seis detentos escaparam do Copemcan. Eles cortaram o alambrado e pularam o muro com a ajuda da “Tereza”. Não havia agentes prisionais nas guaritas no momento da zarpada.
O que chama a atenção é que, do lado de fora do complexo penitenciário, havia um veículo esperando pelos detentos, levando-se à conclusão: a fuga havia sido arquitetada.