Do AJN1, Ailton Sousa
O delegado da Polícia Civil João Batista dos Santos Júnior assume nesta quinta-feira (18), às 10h, no Palácio de Veraneio, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em substituição a Mendonça Prado, que, entrgou o cargo hoje (16) e, possivelmente, migrará para outra pasta do primeiro escalão do governo Jackson Barreto. A esperança é que, com a mudança, a pasta da SSP tenha uma nova dinâmica e as ações de combate à criminalidade sejam ainda mais intensificadas.
João Batista é natural do município piauiense de Parnaíba, mas construiu sua vida profissional em Sergipe. Ele ingressou na carreira da Polícia Civil como agente de polícia, sendo aprovado posteriormente no concurso para delegado de polícia.
Profundo conhecedor da segurança pública de Sergipe, deixou sua marca por onde passou, principalmente quando atuou como corregedor geral e superintendente da Polícia Civil. Atualmente, o delegado ocupava o cargo de diretor de Segurança do Tribunal de Justiça e antes foi secretário adjunto da Segurança Pública na gestão do delegado João Elóy.
A partir da chegada do novo secretário, as polícias Militar e Civil também sofrerão mudanças em seu comando. Na PM, o coronel Marcony Cabral Santos, que estava como diretor do Presídio Militar (Presmil), assume o lugar do coronel Maurício Cunha Iunes, que se constituiu em um dos melhores comandantes que a PM já teve nos últimos anos.
Na PC, o delegado Alessandro Vieira, que coordena o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ocupa o lugar do delegado Everton Santos. Além disso, o coronel Andrade será o novo superintendente executivo da SSP.
Os delegados João Elói e Cristiano Barreto passam a ser os diretores do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), respectivamente. Outras mudanças na PM e PC devem ocorrer ainda esta semana.