Da redação, AJN1
Policiais civis, coordenados pela delegada de Campo do Brito, Lauana Guedes, desarticularam um grupo criminoso que vinha aplicando golpes através de sites de vendas na internet. Foram cumpridos nove mandados de prisão. Em em Rondonópolis, no Mato Grosso, foram presos o líder da associação criminosa, Maycon Antônio de Carvalho Santos, e a mãe Maria Cláudia. Já em Itabaiana foram presos Fábio Araújo dos Santos, Jessé Carvalho de Santana – que sofreu um acidente e foi preso no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) -, Gabriel Calazans, Pedro Ivo Nascimento Dantas, Claudemir Santos do Nascimento, Tarcísio Pereira da Silva e Cristiano Carvalho.
De acordo com levantamentos realizados pela polícia, o grupo atuava em vários estados e clonava anúncios verdadeiros, como forma de enganar pessoas que buscar adquirir produtos em sites. As investigações estão em andamento há seis meses e nesse período, o grupo teria causado um prejuízo de cerca de R$ 400 mil. No entanto, ainda não foi possível quantificar o número de vítimas que foram lesadas pelos criminosos.
“Eles atuavam de diversas formas. O golpista se passava como vendedor para um e como comprador para outra pessoa, eles chegavam a ir ao cartório para reconhecer firma, a pessoa via o carro e ficava interessada em fechar negócio. O golpe se dava no momento da transferência do dinheiro, pois eles davam a conta de um deles”, explicou a delegada Lauana Guedes.
A delegada explicou que ainda não ficou claro ainda se havia uma divisão efetiva de tarefas nas ações do grupo. “O que havia era uma liderança, que era Maycon, responsável por conseguir as primeiras informações para plagiar o anúncio, ele fazia isso de lá do Mato Grosso mesmo junto com a mãe. Nesse grupo todos os envolvidos são parentes ou amigos. Por exemplo, Jessé é irmão de Maycon e Cristiano é primo deles. Quando o golpe era aplicado, eles dividiam o dinheiro ao final”, disse a delegada.
A operação denominada de “Ludíbrio da Serra” envolveu mais de 30 policiais. A Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci) auxiliou com uma equipe de local de crime. A Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) prendeu no Mato Grosso o líder da associação criminosa e a mãe, que no momento da abordagem estava em posse de R$ 9.850. No Mato Grosso, a PC de Sergipe teve grande auxílio da Diretoria da Agência Central de Inteligência da Policía Militar, que esteve com o Dipol desde o início da operação, além da Agência Regional de Inteligência do 4º Comando Regional da PM e da Delegacia de Roubos e Furtos de Rondonópolis.
*Matéria atualizada para acréscimo de informações da Ascom SSP