Da redação, AJN1
Na manhã desta terça-feira (29), o Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) iniciou a transferência dos presos que estavam em delegacias da Polícia Civil para a Cadeia Pública Territorial de Estância Tabelião Filadelfo Luiz da Costa, inaugurada pelo governador Jacksin Barreto ontem (28). Nessa primeira fase, seguiram para a unidade 90 presos, que antes passaram por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
Segundo o Desipe, o trabalho de transferência está sendo feito em conjunto entre a Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os presos estão em três ônibus e seguiram para Estância sob forte escolta da SSP e do Grupo de Operações Penitenciárias (Gope), vinculado ao Desipe.
Nesse primeiro momento, estão sendo transferidos para a unidade de Estância presos de média e baixa periculosidade e também aqueles cujos familiares residem em Estância e região.
Os internos que estão indo para a Cadeia Territorial de Estância são provisórios, ou seja, eles ainda não foram julgados pelos delitos cometidos. Na segunda-feira à noite, logo após a inauguração, 40 internos que ocupavam o Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf) já foram levados para a cadeia territorial. Amanhã, quarta-feira, outros internos de delegacias serão transferidos.
Pouco antes de irem para a nova unidade prisional, os presos foram submetidos a exames de corpo de delito. Segundo o diretor do IML, José Aparecido Cardoso, nesse exame é observado se o interno tem algum ferimento ou escoriação. “Muitas vezes, a escoriação ocorre antes mesmo de o cidadão ser preso e isso precisa ficar documentado”, disse o diretor que conta com outros dois médicos para os trabalhos.