ARACAJU/SE, 10 de setembro de 2025 , 12:43:16

FICCO/SE desarticula esquema de tráfico de drogas em Itabaiana

 

Na manhã desta quarta-feira (10) a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou a Operação Maskária, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas em Itabaiana. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão expedidos pelo Núcleo de Garantias do Estado de Sergipe.

A investigação foi iniciada no mês de fevereiro deste ano, com a apreensão de 41kg de maconha que estavam sendo transportados no interior de um automóvel. A prisão foi realizada na rodovia estadual SE-170, próximo ao município de São Domingos, por uma equipe da Polícia Militar.

Segundo as investigações a droga seria entregue na cidade de Itabaiana/SE a uma pessoa que já foi condenada e cumpriu pena por tráfico de drogas, mas que estava em liberdade e praticando o mesmo crime.

O grupo criminoso identificado era responsável pela compra, transporte e distribuição da droga, principalmente maconha, nas cidades de São Domingos, Itabaiana e região.

A Operação foi uma ação conjunta com o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), o Grupo Tático Operacional da Polícia Penal (GTOP) e o Batalhão de Polícia da Caatinga (BPCaatinga).

A Operação foi batizada com o nome de MASKÁRIA, termo simbólico, que significa “a arte de disfarçar, ocultar, enganar e encobrir a verdadeira identidade. ” Foi uma referência ao modus operandi do principal alvo da operação, que utilizava o nome de uma pessoa idosa, humilde, simples, residente na zona rural para cadastrar números de telefones e praticar delitos. Essa estratégia era utilizada para ocultar sua própria identidade.

A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, e tem como objetivo promover a integração das forças de segurança pública no enfrentamento ao crime organizado.

Fonte: Ascom PF

 

Você pode querer ler também