Da redação, AJN1
Acusado de integrar um grupo criminoso que invadiu propriedades rurais em Frei Paulo, João Vicente de Mendonça Filho, 42, foi preso na tarde desta quinta-feira (15), no bairro Venda Nova, na capital Mineira. Ele estava com preventiva decretada há dois anos. A captura do suspeito foi possível graças ao trabalho conjunto da Delegacia de Frei Paulo e da polícia mineira.
De acordo com o delegado Leógenes Corrêa, Vicente juntamente com outros três criminosos integravam uma quadrilha responsável por vários assaltos a propriedades rurais de idosos. As ações eram sempre violentas, com as vítimas sendo torturadas.
Um dos casos aconteceu em outubro de 2001, quando o grupo roubou uma casa no povoado Malhada Grande, em Frei Paulo. Outro crime aconteceu no dia 3 de novembro de 2001, quando a quadrilha invadiu a residência e fez um casal de idosos como refém no povoado Queimadas. Os criminosos efetuaram vários disparos no imóvel e fugiram depois de recolher uma quantia em dinheiro que estava no local.
Vicente e os comparsas estavam divididos em duas motos e quando tentavam deixar o povoado, se envolveram em um acidente. Eles foram presos em flagrante, mas 19 dias depois, o acusado conseguiu um habeas corpus e fugiu. No entanto, nos levantamentos realizados, a equipe da Delegacia de Frei Paulo encontrou pistas sobre o paradeiro do foragido.
Com o apoio da polícia mineira, Vicente foi quando trabalhava em uma das lojas de uma rede de açougues de Belo Horizonte. Ele deve ser recambiado para Sergipe. Os outros acusados de envolvimento nos roubos já foram julgados e condenados.
*Com informações da SSP