Da redação, AJN1
Foragido do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) da Secretaria de Justiça, Valério Xavier da Silva, 44, que estuprou e matou uma criança em Propriá, foi morto em uma troca de tiros com equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). O confronto aconteceu na tarde de ontem (28) na região de Nossa Senhora do Socorro.
Valério, fugiu na noite da quarta-feira (27) do HCTP, no bairro América, juntamente com Matheus Phelipe Souza Braga, o “Matheus Playboy”, 26, e Wesley dos Santos Costa, 24. Os três têm transtornos mentais. Eles estavam internados na Ala A do Pavilhão 1 e escaparam depois de fazer um buraco na parede da cela e escalar o muro. O fato ocorreu momentos depois da entrega da medicação.
Após o ocorrido, equipes da Polícia Militar passaram a realizar buscas na tentativa de localizar e recapturar o trio. Graças a informações trocadas entre o secretário da Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, e a direção do Cope, foi possível chegar a localização de Valério. No momento da abordagem, o fugitivo que estava armado com um revólver calibre 38, tentou furar o cerco policial atirando. Houve o revide e no confronto ele acabou ferido.
Os policiais do Cope ainda encaminharam Valério para o Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, em Aracaju, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
Valério estava internado no HCTP por determinação da Justiça. No dia 15 de julho de 2007, na antiga estação ferroviária de Propriá, ele estuprou e matou por asfixia um menino de 11 anos. Consta nos autos, que Valério ofereceu dinheiro para atrair a criança para o local do crime, onde a matou depois de imobilizá-la.