ARACAJU/SE, 5 de setembro de 2025 , 18:49:58

Homem é preso acusado de furtos em condomínios de alto padrão em Aracaju

 

Apontado como responsável por vários furtos em condomínios residenciais de alto padrão em Aracaju, um homem de 50 anos foi preso em uma operação conjunta das equipes da Delegacia Especial de Turismo (Detur), do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol). O suspeito agia sempre sozinho e, entre 21 de julho e 15 de agosto, invadiu quatro condomínios no bairro Aruana. Ele também teria praticado furtos no estado da Bahia. As ações criminosas causaram prejuízos superiores a R$ 1 milhão às vítimas.

De acordo com a delegada Luciana Pereira, câmeras de vigilância de alguns condomínios registraram momentos em que o investigado utilizou uma escada de alumínio para pular os muros, mesmo com cercas elétricas e serpentinas. “Já as câmeras das residências invadidas registraram os momentos em que o suspeito utilizou ferramentas para arrombar cofres, armários e gavetas”, acrescentou. Para dificultar a identificação, o homem cobria cobria o rosto, usava luvas e camisas longas.

Com o registro das ocorrências, a Detur iniciou as investigações em meados de agosto e identificou que um homem, agindo da mesma forma, com as mesmas roupas e ferramentas, havia cometido crimes semelhantes poucos dias antes em Feira de Santana (BA). “Identificamos, também, que o suspeito possuía um mandado de prisão em aberto, expedido pelo Juízo da Comarca daquela cidade, pelo qual se mudou para Aracaju”, revelou a delegada.

As investigações comprovaram que o suspeito era ex-presidiário e já havia cumprido pena pelos mesmos crimes em Feira de Santana (BA), Salvador (BA) e Aracaju, desde 1996. “Em 1998, ele já havia sido preso por entrar em residências e furtar principalmente joias, ficando apenas com materiais de ouro. Aqui, ele ganhou o apelido de ‘joalheiro’ e, na Bahia, de ‘homem aranha’, pela facilidade que tinha em escalar muros. No estado, ele também já havia sido preso em 2013”, completou Luciana Pereira.

De posse dessas informações, a Detur representou pela prisão preventiva do suspeito, e um segundo mandado de prisão foi expedido pelo Juízo da Comarca de Aracaju. “Em seguida, solicitamos apoio do Cope e da Dipol, que localizaram a residência dele no bairro Bugio, Zona Norte de Aracaju, em local de difícil acesso”, detalhou a delegada. Ela ressaltou que não há histórico de violência e que os casos são pontuais, já que o suspeito fugia ao perceber a presença de outras pessoas.

No momento da prisão, foram encontrados na residência do suspeito pertences subtraídos das vítimas, como relógios, joias e perfumes importados. Os objetos recuperados e o preso foram conduzidos à Detur, onde ele confessou os crimes praticados em Aracaju e Feira de Santana. “A maior parte dos objetos ele já havia vendido para receptadores por valores irrisórios”, acrescentou a delegada.

Luciana Pereira solicitou que a população colabore com as investigações da Polícia Civil, encaminhando informações e denúncias pelo Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Fonte: SSP

Você pode querer ler também