Da redação, AJN1
Seis internos do Complexo Penitenciário advogado Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, em Aracaju, iniciaram na manhã de hoje (11) uma rebelião na área da Enfermaria e fizeram sete funcionários como reféns. Neste momento, equipes do Grupo de Operações Penais Especiais (Gope), Comando de Operações Especiais (COE) e Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) estão na unidade negociando com os rebelados. Horas depois, dois reféns e foram liberados. Eles estavam com ferimentos leves e foram encaminhados para atendimento médico.
De acordo com a Secretaria da Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc), o Departamento do Sistema Prisional (Desipe) também acompanha a situação. Os demais internos do Compajaf estão isolados nos outros pavilhões e não têm acesso à área da ocorrência. A motivação da rebelião seria o desejo dos internos de serem transferidos para outras unidades prisionais.
O secretário-executivo da Sejuc, coronel Reinaldo Chaves, informou que os presos se aproveitaram do momento em que iriam receber atendimento na enfermaria para fazer os funcionários como reféns. Ainda de acordo com o oficial, os rebelados estão armados com “chuços” – armas brancas artesanais. Ele ressaltou que a negociação segue para que o motim seja encerrado no mais breve espaço de tempo. Atualmente 554 internos estão recolhidos no Complexo Penitenciário. Em instantes mais informações sobre o caso.
*Com informações Sejuc
*Matéria atualizada às 12h para acréscimo de informações.