Uma denúncia de maus-tratos a animais na área do Parque dos Cajueiros, em Aracaju, resultou no indiciamento de dois irmãos que, no dia 11 de janeiro, abandonaram um gato no local. O caso foi investigado pela Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), que identificou os suspeitos através de imagens das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
O caso chegou ao conhecimento da polícia por meio do Disque Denúncia (181). Durante os levantamentos, os policiais tiveram acesso às imagens das câmeras do Ciosp na área do Parque dos Cajueiros. Nelas, os irmãos aparecem em uma moto, e o que está na garupa desce e retira o gato da caixa. Na sequência eles vão embora, abandonando o animal no local, ato que configura o crime de maus-tratos a animais.
Após a apuração, foi instaurado um inquérito policial, e com a identificação dos suspeitos, eles foram ouvidos e indiciados.
O crime de abandono de animal é considerado maus-tratos, com pena de 2 a 5 anos de prisão, quando se trata de cão ou gato.
A Polícia Civil reforça o pedido para que informações sobre crimes de maus-tratos contra animais sejam repassadas por meio do Disque Denúncia, no telefone 181, ou pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais. O sigilo é garantido.
*Com informações Ascom SSP