Da redação, AJN1
O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), João Batista, disse durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (2), que os presos da operação “Venal” são “marginais”.
Para o secretário, esse tipo de crime deve ser combatido por todos, já que agride a sociedade de forma geral. “Esse tipo de crime fere a todos nós, indistintamente. Quem tira dinheiro da população da forma que se está tirando é marginal, porque está roubando de todos os sergipanos”, expressou-se.
João Batista também informou que pretende ampliar o espectro do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), que investiga o caso, em virtude da excelência na condução de outras investigações. “Temos pretensões de ampliar o espectro da Deotap, inclusive indo mais ao interior do estado, para coibir com esse tipo de crime”.
Prisões
A operação "Venal" foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (2) pela Polícia Civil, através do Deotap, e resultou nas prisões de quatro empresários, dois corretores de imóveis e um servidor comissionado lotado na Procuradoria Geral do Município. Além disso, foram apreendidos documentos, equipamentos de informática e uma soma elevada em dinheiro.
O esquema de baixa irregular dos Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Sobre Serviços (ISS), teria gerado, a princípio, um prejuízo de R$ 17 milhões na arrecadação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).