Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) participaram, na segunda-feira, dia 18/04, na Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse), do ‘Curso Lavagem de Dinheiro e Modernas Técnicas de Investigação’. O curso foi ministrado pela delegada de Polícia Civil Danielle Garcia Alves e pelo técnico profissional em Inteligência em Segurança Pública e Análise Criminal, Fábio Mangueira da Cruz Nunes, ambos ligados à Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE).
O curso fez parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento de Magistrados oferecido pela Ejuse a todos Desembargadores e Juízes sergipanos, tendo sido requerido pela Corregedoria-Geral de Justiça do TJSE, juntamente com o Departamento de Segurança do mesmo Tribunal. O objetivo principal foi expor aos magistrados às novas tecnologias e ferramentas de combate ao crime de lavagem de dinheiro, demonstrando, por meio de casos práticos, as mais recentes funcionalidades desse tipo de investigação.
De acordo com a delegada Danielle Garcia, é “importante ainda destacar que os pedidos de quebra de sigilo bancário terão que ser deferidos em um novo formato, já que os dados chegarão à autoridade solicitante através do Sistema de Investigação de Movimentação Bancária (Simba), que foi detalhado na aula”. Segundo ela, os magistrados precisam estar seguros sobre o funcionamento desses novos sistemas, até para que possam compreender com clareza os pedidos que serão por eles apreciados.
Fonte: Comunicação/TJSE.