A Polícia Militar de Sergipe divulgou, na manhã desta quinta-feira (4), o plano de operações elaborado pelos Comandos Militares da Capital e do Interior para garantir a segurança dos sergipanos e turistas que aproveitarão o Carnaval na região metropolitana de Aracaju e interior sergipano. Ao todo, serão cerca de 2.200 militares empregados nos festejos.
Na capital, a PM incrementa o policiamento do Centro da cidade e bairros adjacentes, em virtude do Rasgadinho, carnaval de rua mais popular de Aracaju, que atrai milhares de pessoas todos os anos com desfile de trios e apresentações artísticas diversas. Este ano, a festa acontece no período de 5 a 9 de fevereiro. Um efetivo entre 250 e 300 policiais militares por dia, distribuído em dois turnos, fará a segurança dos foliões.
Já na Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, os festejos acontecem de 6 a 9 de fevereiro e contam a presença de 60 policiais militares, sendo 30 por turno, na área da 1ª Companhia do 1º BPM. Na Barra dos Coqueiros, que também tem tradição de trios elétricos, serão 45 policiais militares distribuídos entre as modalidades de policiamento a pé e motorizado, na área da 4ª Companhia do 8º BPM.
Além dos Batalhões responsáveis pelo policiamento preventivo ordinário das áreas que sediarão as festas, o plano de operações para o Carnaval 2016 conta com o emprego de unidades especializadas da PM, com vistas a organizar o trânsito e reforçar a segurança dos foliões no entorno dos eventos.
Participam da operação policiais do Esquadrão de Polícia Montada, Batalhão de Radiopatrulha, Companhia de Policiamento de Trânsito, Grupamento Especial Tático de Motos, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Batalhão de Choque e Pelotão de Polícia Ambiental. O contingente reserva do 1º, 5º e 8º Batalhões de Polícia Comunitária ficará de prontidão no intuito de cobrir possíveis bloquinhos e gritos de Carnaval que eventualmente ocorrerão durante os festejos.
Interior
No interior sergipano, a PM reforça o policiamento em Santa Rosa de Lima, com efetivo de 150 policiais militares; Simão Dias, com 90; Pirambu, com 76; Neópolis, com 304; Itabaianinha, com 100; Carmópolis, com 32; Poço Verde, com 10; Cumbe, com 37; Nossa Senhora da Glória, com 36; Estância, com 10; e Poço Redondo, com 20.
Na região litorânea, destino preferido de grande parte dos foliões, a Polícia Militar desencadeará a operação Litoral Mais Seguro, com a presença de 33 policiais militares. A ação visa prevenir a prática de crimes, inclusive os de trânsito, na área do litoral sul, que abrange as praias do Abaís, Saco e Dunas.