Da redação, AJN1
A trabalhadora rural Gildete Dantas da Silva, 61, foi encontrada morta a pauladas no início da noite desta sexta-feira (6) e o principal suspeito é o filho Gilmar José dos Santos, 27, que tem problemas mentais e foi preso na tarde deste sábado (7) no povoado Santo Antônio. O matricídio aconteceu no interior da casa da vítima na fazenda Santo Antônio no povoado Baixa da Maravilha, em Carira, distante 112 km da capital.
De acordo com policiais militares, o suspeito passou um período internado em uma clínica para tratamento psiquiátrico em Aracaju, mas Gildete teria optado por levá-lo de volta para sua companhia. Ele sofria de esquizofrenia indiferenciada, conforme laudo médico que determinou a sua interdição. Curiosamente em períodos de crise, o acusado preferia estar em companhia da mãe.
Gilmar possuía histórico de violência. Em novembro de 2012, chegou a ser preso em flagrante depois de agredir e ameaçar o pai de 75 anos. Nesta sexta-feira, em circunstâncias que ainda estão sendo investigadas pela polícia, o acusado estava em casa com a mãe, quando a matou com várias pauladas.
Após o ocorrido ele fugiu, mas acabou preso neste sábado depois que a equipe da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) receberam denúncias indicando o paradeiro do acusado. Gilmar foi encaminhado para Delegacia Regional de Itabaiana, onde foi autuado em flagrante e deve ser transferido para o Manicômio Judiciário.
O corpo de Gildete foi encontrado por outro filho. Ao lado estavam vários pedaços de madeira sujos de sangue. Equipes da Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas e estiveram na localidade para fazer a remoção da vítima para capital, onde foi necropsiado e liberado para o sepultamento.
*Matéria atualizada às 17h20 para acréscimo de informações.