Da redação, AJN1
A ex-presidiária Maíra da Silva Santos, a “Galega”, 23, foi presa nesta quinta-feira ao ser flagrada com cerca de 5kg de maconha prensada. A ação aconteceu no momento em que a acusada desembarcava de um táxi lotação na cidade de Itabaianinha. Maíra, que tem condenação por tráfico e cumpria pena em regime aberto desde março do ano passado, foi autuada em flagrante e deve ser encaminhada ao Presídio Feminino (Prefem) em Nossa Senhora do Socorro.
Os policiais Itabaianinha chegaram até a ex-presidiária depois de receber uma denúncia. A informação indicava que uma grande quantidade de drogas estava para chegar à cidade e a responsável pelo transporte seria uma mulher. A equipe do delegado Francisco Gerlândio passou a realizar levantamentos, dando atenção especial na chegada de pessoas ao município. No final da tarde, quando Maíra chegou a Itabaianinha transportando um embrulho em um táxi, os policiais fizeram a abordagem e acabaram por prendê-la.
Em seu depoimento, Maíra contou que, um homem, cuja identificação não quis revelar, lhe ofereceu R$ 200 para pegar a droga em Aracaju e levar até Itabaianinha. Ela alega que conheceu o suspeito em uma seresta e a orientação foi de receber a maconha nas imediações dos mercados no Centro da capital e seguir de táxi até o município. No entanto, com a abordagem da polícia na chegada a Itabaianinha, o comparsa acabou fugindo.
A acusada, que é reincidente, foi presa anteriormente em junho de 2016 em Umbaúba. Na oportunidade, ela foi flagrada com três pedras grandes de crack, ainda para serem fracionadas, 11 pinos de cocaína, maconha fracionada e outra parte ainda para ser dividida, além de balança de precisão e material para embalagem das drogas.