Da redação, AJN1
Dois dos nove internos que escaparam na madrugada de hoje (5) da Cadeia Territorial de Nossa Senhora do Socorro – Cadeião – foram recapturados horas depois do ocorrio. A dupla foi localizada pelos agentes prisionais ainda nas imediações do presídio. A informação é que os presos escaparam da unidade depois de fazer um buraco na parede da cela onde estavam recolhidos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen), Luciano Nery, o Cadeião de Socorro foi construído para ser uma unidade de passagem e sua estrutura não oferece segurança para manter presos por longos períodos. Para complicar a situação, o local está superlotado e o efetivo de agentes é reduzido.
Na fuga, os internos não encontraram dificuldades para fazer um buraco na parede e deixar a unidade após passar pelo alambrado. A identificação dos fugitivos deve ser divulgada após a recontagem dos presos que está sendo realizada por agentes e policiais militares.
No mês passado, por conta da superlotação no presídio, ocorreram uma rebelião e uma morte. A situação levou a justiça a proibir o recebimento de novos presos.
Na semana passada, cinco internos escaparam do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) em São Cristóvão. Nesta ação, a suspeita é que os fugitivos contaram com ajuda externa para deixar o local.