"Nossa presença hoje aqui é para fazer um agradecimento especial ao prefeito do município de Lagarto por essa visão extraordinária que ele tem de fazer parceria com o Governo do Estado para oportunizar ao povo de sua cidade e de toda a região um conforto para acesso a um serviço essencial, que é a emissão da Carteira de Identidade. O significado deste instante é marcante porque se a cidade não dispõe desse serviço, o cidadão precisa ir ao município de Aracaju. Estamos aqui para manifestar nossa gratidão. Em breve estaremos em outros municípios e esperamos nas outras cidades ter a mesma receptividade por parte das Prefeituras”, destacou Mendonça Prado, secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe.
Moradores da cidade de Lagarto – terceiro município mais populoso do Estado – e de municípios da região Centro-sul não precisam mais se deslocar à capital sergipana para providenciar o recebimento no mesmo dia da primeira e segunda via do Registro Civil (RG).
“Além de Aracaju, o cidadão pode adquirir a Carteira de Identidade no mesmo dia também fazendo aqui em Lagarto. Em breve, outros quatro postos deste mesmo tipo serão criados nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana e Estância. O posto aqui funciona de segunda à sexta-feira, de 7 às 13h, com cinco funcionários da Prefeitura de Lagarto. Recebemos pessoas de muitas cidades vizinhas e inclusive de cidades da Bahia. São distribuídas diariamente 50 senhas. É importante destacar que a diferença entre os Institutos de Identificação de Aracaju e Lagarto para postos existentes em outras cidades é o tempo na espera para entrega do documento ao cidadão. Apenas Aracaju e Lagarto entregam no mesmo dia, em poucas horas. Os demais postos entregam em oito dias”, lembrou Leandro Maciel Neto, coordenador geral dos Postos Regionais de Identificação.
No caso da confecção da primeira via do documento (para quem nunca teve Carteira de Identidade), o Instituto de Identificação em Lagarto registrou 1.906 documentos emitidos no local nos primeiros oito meses de 2015. No caso da segunda via do RG (em caso de perda, furto, roubo, documento danificado, com validade vencida etc), houve registro de 4.290 confecções.
“É importante o cidadão saber que para fazer a primeira via deve trazer certidão de nascimento ou casamento original e uma cópia; comprovante de residência no nome da pessoa ou dos pais, no caso dos mais jovens; e duas fotos 3×4. A primeira via é gratuita, mas a segunda o cidadão paga uma taxa de R$ 9,00 e traz os mesmos documentos. Se a pessoa for divorciada, deve trazer a Certidão de Casamento Averbada. Se for viúva, deve trazer o atestado de óbito. Para todas as pessoas orientamos trazer também o CPF, que não é obrigatório mas é bom que já saia na Carteira de Identidade”, completou Leandro.
Desde o momento do nascimento de uma criança, é possível que os pais façam a Carteira de Identidade. Independente disso, o procedimento que o cidadão passará no Instituto de Identificação é o mesmo, conforme explica Júlio César Neves de Oliveira. “Quando as pessoas chegam aqui, conferimos se trouxeram os documentos necessários para fazer o RG. Se tiver tudo certo, entregamos uma senha. Em seguida o cidadão passa para o setor de digitação, onde alimentaremos o sistema com os dados dessa pessoa. A próxima fase é a conferência, onde observamos se não houve nenhum erro. Depois o cidadão assina e segue para a parte de coleta das impressões digitais. É um processo muito breve”, mencionou.
A chegada do novo estabelecimento vinculado à Cogerp foi recebida pela comunidade de maneira positiva.
“Muitas pessoas não tinham condições financeiras de se deslocar daqui até Aracaju para tirar o RG. Outros, por exemplo, tinham dificuldade de procurar o Instituto de Identificação na capital, como foi o caso de uma pessoa com mais de 40 anos que fez a Carteira de Identidade pela primeira vez justamente por essa dificuldade. Sendo aqui em Lagarto, ficou muito mais fácil para a comunidade local e regiões vizinhas”, comentou Danilo Prata, coordenador do Instituto em Lagarto.
Para Ana Cláudia Santos Bio, moradora do município, o novo Instituto de Identificação levou benefícios para a população. “É muito importante porque ir a Aracaju é complicado. Fiz minha segunda via aqui e recomendo que outras pessoas venham para cá porque a pessoa recebe o documento bem mais rápido. O povo de Lagarto está gostando. Tudo que a gente faz hoje em dia precisa da Carteira de Identidade. Sem o RG a pessoa não é nada, então eu gostaria de agradecer ao Governo do Estado e à Prefeitura de Lagarto por essa possibilidade. Todos estão gostando e a equipe que trabalha aqui nos recebe muito bem”, frisou a dona de casa.
Atestado de Bons Antecedentes – No mês de outubro, o Instituto de Identificação em Lagarto possibilitará que o cidadão obtenha um Atestado de Bons Antecedentes, documento que objetivainformar a inexistência de registro de antecedentes criminais.
Visita ao 7º Batalhão – Ainda na cidade de Lagarto, o secretário Mendonça Prado aproveitou a oportunidade para conhecer as recentes reformas nas acomodações dos policiais militares ocorridas na sede do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM). Uma Sala de Videomonitoramento (câmeras que monitoram diversos estabelecimentos comerciais da cidade), um auditório voltado para eventos na sede da Unidade militar, além de alojamentos masculino e feminino para o efetivo policial foram alguns dos espaços visitados.
Fonte: SSP