Da redação, AJN1
Equipes da Delegacia de Laranjeiras, Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Grupamento Especial de Repressão e Busca (Gerb) e Grupamento Tático Aéreo (GTA) deflagraram a operação "Paz no Encontro cultural" e prenderam, por determinação da justiça, dez suspeitos de integrar um grupo criminoso que vinha atuando na região do Vale do Cotinguiba, praticando assaltos e homicídios. Um adolescente com 17 anos também foi apreendido.
Foram presos Douglas Maxsuel Mangueira, 25, José Robson de Lacerda, o "Robinho", José Carlos Santana Gomes, o "Gibudo", 32, Wilson dos Santos, 20,
Wellington dos santos, o "Berego" ou "Etinho", 22, João Pedro Bomfim dos Santos, o "Samuel", 21, José Daniel dos Santos, Wanderley de Jesus, 27, Werkuliz Inácio Barbosa, o "Quinho", e José Vagner Prado dos Santos, o "Cabeça", 29.
O trabalho da polícia se concentrou nas cidades de Rosário do Catete e Laranjeiras, principalmente na área do povoado Pedra Branca. A informação é que foram recuperados vários produtos roubados. Os policiais ainda trabalham para apreender um a adolescente com 17 anos e Robyson Alcides dos Santos, o "Cabeludo" ou "Índio", que se encontram foragidos.
A operação é resultado de investigações que vinham sendo desenvolvidas há vários meses pelo delegado de Laranjeiras, Ronaldo Marinho. Nos levantamentos realizados, que contaram com o apoio da comunidade que auxiliou o trabalho da polícia repassando informações através do 181 e do aplicativo Disque Denúncia SE, foram identificados integrantes de uma organização criminosa, que vinha aterrorizando a região do Vale do Cotinguiba.
Pelo que ficou esclarecido, os suspeitos estariam envolvidos em mais de uma dezena de assaltos e homicídios ocorridos na sede e em povoados de Laranjeiras. Um dos crimes atribuídios a quadrilha aconteceu em outubro do ano passado e vitimou Paulo Wedson de Jesus, 21, e Darlon Lincoln dos Santos, 18. Eles foram executados a tiros nas imediações da ponte sobre o rio Sergipe, no povoado Pedra Branca. O grupo também é acusado de invadir e assaltar uma propriedade rural, onde uma mulher acabou estuprada.
Os dez presos e o adolescente foram encaminhados ao Complexo de Polícia Especializada João Guilherme de Carvalho, no bairro Capucho, em Aracaju, onde estão sendo interrogados. Participaram da operação mais de 60 policiais e os detalhes da ação devem ser repassados em coletiva à imprensa em horário ainda a ser definido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
* Matéria alterada às 9h40 para acréscimo de informações.