Da redação, AJN1
Um grupo criminoso, que atuava no tráfico de drogas na região de Itabaiana, Lagarto, Frei Paulo, Ribeirópolis e Nossa Senhora da Glória, foi desarticulado nesta sexta-feira (5) na operação Faroeste Caboclo, que envolveu as equipes das delegacias de São Domingos, Macambira e Campo do Brito, com o apoio da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A ação, que ainda está em andamento, é resultado de sete meses de investigações que começaram a partir de denúncias anônimas. Até o momento nove suspeitos foram presos e dois baleados em confronto com os policiais. Nove pessoas já foram presas e duas foram mortas após troca de tiros.
De acordo com levantamentos da polícia, o grupo distribuía drogas em Itabaiana, Lagarto, Frei Paulo, Ribeirópolis e Nossa Senhora da Glória. O delegado Wilkson Vasco informou que foram obtidos três vídeos com investigados ostentando armas de fogo. Em um deles, um dos suspeitos aparece efetuando disparos para o alto. O vídeo chegou a ser usado pelo criminoso como forma de intimidar e mostra a sua determinação em cumprir com ameaças e vingar a morte de um dos comparsas, assassinado por um grupo rival na disputa pelo ponto de drogas.
Com o avanço das investigações e a intensificação de ações de combate às ações criminosas realizadas pelas polícias, Civil e Militar, os investigadores descobriram que uma localidade conhecida por “Serra”, no conjunto Albano Franco, em São Domingos, vinha servindo de reduto para a organização criminosa. Conforme denúncias, o grupo aterrorizava o local ameaçando moradores, que eram vítimas de coação e extorsão.
Participam da operação Faroeste Caboclo mais de 150 homens das polícias Civil e Militar. Nove pessoas já foram presos e duas morreram após confronto com os policiais. Também foram apreendidos armas e drogas.