Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (5), a Polícia Civil, por meio do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), detalhou as investigações que resultaram na operação que resultou na desarticulação de um grupo criminoso responsável pelo assalto a uma agência bancária da cidade de Itabaianinha. Na operação, que aconteceu na tarde de ontem (4) em Japaratuba, sete integrantes do bando tombaram em confronto com a polícia e uma mulher acabou presa. Foram apreendidos oito armas de fogo, coletes balísticos e munições. O grupo se preparava para atacar um carro forte que levava dinheiro para uma agência bancária do município.
De acordo com a delegada Mayra Evangelista, o assalto ao banco acontece no início do mês de agosto. Imagens de câmeras de segurança, mostra homens armados invadindo a agência e agredindo clientes para tentar roubar dinheiro dos caixas. Desde o início das investigações que a polícia já tinha pista dos envolvidos. Com a divulgação das imagens de câmeras de segurança, divulgação na imprensa e denúncias anônimas e o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) foi possível identificar os assaltantes, que planejavam executar outros crimes no estado.
“A operação na tarde de ontem é fruto de uma investigação que teve início com o assalto a uma instituição financeira no início de agosto, onde usuários e funcionários foram rendidos. A partir desse fato, iniciou-se as investigações pelas equipes do Cope, que progrediram com a identificação dos acusados. Com isso, chegou-se a um grupo em que o líder tinha como objetivo ataques a instituições financeiras, inclusive sendo responsável por um crime idêntico em 2016″, detalhou a delegada.
Como avanço das investigações foi possível descobrir que o grupo se preparando para atacar um carro forte que iria abastecer uma agência do município de Japaratuba. Diante da situação, foi montada a operação e as equipes policiais localizaram os suspeitos. No entanto, eles reagiram a abordagem e houve troca de tiros. Na operação, sete homens acabaram morreram e Tainá do Nascimento Felix foi presa.
“Quando apurou-se que eles estavam programados para atentar contra um carro forte em Japaratuba, organizou-se rapidamente a operação policial para que evitasse que isso viesse a acontecer. A mulher confessou a participação na quadrilha, disse que recebia para fazer o transporte das armas, esclareceu a participação dos integrantes e confirmou que a intenção do grupo na cidade de Japaratuba era de fato assaltar um carro que estaria abastecendo uma das instituições financeiras daquela cidade”, complementou.
Entre os integrantes da associação criminosa foram identificados Caio Santos Soares, 19; Wesley Santana Oliveira, 21; Pedro Santana dos Santos, 25; Nicácio Santos de Araujo, 25; Welleson Santos Souza, 22; Jerlan Carlos dos Santos Silva, 18; Pedro Santana dos Santos, 25. Outro envolvido com o bando ainda está sem identificação no Instituto Médico Legal (IML), mas a informação preliminar do Cope é que se trata de um foragido do estado da Bahia.
Na segunda-feira (3), segundo policiais um integrante do grupo reagiu a abordagem e veio a óbito em Laranjeiras. As investigações também apontaram que integrantes da quadrilha possuíam contato com outros grupos criminosos e estavam envolvidos em roubos a táxis na capital e no interior do estado. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos com o grupo.
*Com informações Ascom SSP