ARACAJU/SE, 12 de agosto de 2025 , 15:52:19

Operação ‘Saída Espúria’ desarticula grupo criminoso envolvido em homicídios e tentativas em Itaporanga d’Ajuda

 

Equipes das polícias Civil, Militar e Penal realizaram na manhã desta terça-feira (12) a operação “Saída Espúria”, que teve como foco desarticular um grupo criminoso envolvido em tentativas e homicídios ocorridos na Semana Santa deste ano, na zona rural de Itaporanga d’Ajuda. Durante a ação, dois suspeitos foram mortos em confronto com os policiais, outros dois foram presos e um adolescente foi apreendido. Foram cumpridos ainda 11 mandados de busca, e foram apreendidos três armas e drogas.

A operação envolveu as equipes da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), delegacias regionais de Itabaiana e de Maruim, que contaram com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPati), do Pelotão de Itaporanga e do Desipe.

De acordo com as investigações, o grupo atua no tráfico de drogas, mas também pratica outros delitos como corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo, roubo e ameaça. Um dos crimes atribuídos ao grupo aconteceu no dia 17 de abril de 2025, quando quatro homens armados com facão e revólver invadiram uma residência e assassinaram um homem cadeirante, que era considerado um desafeto, e roubaram aparelhos celulares, dinheiro e uma corrente de prata. Dias depois, os criminosos voltaram a agir; desta vez, praticaram uma tentativa de homicídio em um assentamento sem-terra.

O principal executor dos crimes, segundo a polícia, é um presidiário que, à época, estava em saída temporária e retornou normalmente ao presídio ao término do benefício. Ele também seria o braço armado e uma das lideranças da organização criminosa, juntamente com outro homem, que é o responsável pela coordenação direta das ações do bando.

As investigações revelaram ainda a atuação criminosa nos municípios de Laranjeiras, Areia Branca, Salgado e Maruim, onde também foram cumpridos mandados judiciais. A motivação dos crimes está relacionada à expansão e consolidação do domínio territorial do grupo.

A operação recebeu o nome “Saída Espúria” como referência ao uso indevido do benefício da saída temporária para a prática de crimes.

*Com informações Ascom SSP

Você pode querer ler também