Da redação, AJN1
A equipe de investigações da Delegacia de Umbaúba, juntamente com os agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) fecharam um cativeiro de animais e encontraram cerca de 200 pássaros. O fato aconteceu nesta quarta-feira (14), depois de uma denúncia anônima. O proprietário do imóvel, que utilizava o local para criação e venda dos animais, foi detido e depois liberado.
Os policiais checavam uma denúncia, quando chegaram à residência e encontraram dezenas de pássaros sendo mantidos em cativeiro. Por conta dos maus tratos e do ambiente inapropriado alguns deles já estavam mortos. No imóvel também foram apreendidos equipamentos usados no transporte dos animais, que eram vendidos em feiras livres, onde geralmente acontece o comércio ilegal de aves.
Diante do flagrante de crime ambiental e da necessidade de apuração específica quanto às espécies dos animais, o Ibama foi acionado e constatou a presença de aves raras, algumas ameaçadas de extinção, a exemplo do papagaio verdadeiro, galo de campina, canários e aves silvestres. Em seguida, foi lavrado o Termo de Ocorrência Circunstanciado (TOC), já que a pena para o crime não é superior a um ano de detenção, e o infrator foi liberado após devida autuação administrativa do Ibama.
Segundo a equipe do Ibama, as aves passarão por um processo de readaptação e depois serão devolvidas à natureza.
*Com informações Ascom SSP