Da redação, AJN1
Equipes da Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal de Aracaju (GMA) deflagraram na manhã de hoje (7) a operação “Olho de Hórus”, que tem como objetivo desarticular três grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas e no roubo de chácaras no interior de Sergipe. A ação foi desencadeada em dez cidades a partir de investigações que estão em andamento no Departamento de Narcóticos (Denarc).
O diretor do Denarc, delegado André David, informou que a operação resultou na localização de vários suspeitos. “A operação abrangeu a capital e outros nove do agreste sergipano. Oito suspeitos foram presos e três reagiram à abordagem policial. Alguns dos suspeitos já tinham sido presos e são traficantes conhecidos na região. Apreendemos uma grande quantidade de entorpecentes, armas de fogo, dinheiro, joias, veículos. Essas ações visam à interiorização do Denarc”, detalhou.
De acordo com a polícia, dois grupos eram suspeitos de traficar grandes quantidades de drogas e demonstravam poder bélico com fotos de arma longa. Os integrantes também vendiam armas e munições. No andamento das investigações, o Denarc descobriu que um dos grupos estavam em conflito e ameaçava integrantes de outra organização criminosa que atuava no roubo de chácaras.
Pelo que ficou esclarecido, os acusados agiam com extrema violência. Em um dos crimes praticados, eles chegaram a atirar na mão de uma das vítimas. Além disso, alguns dos integrantes da associação criminosa também praticavam o crime de estupro.
A operação foi batizada de “Olho de Hórus”, em uma alusão ao símbolo egípcio que representa força, poder, coragem, proteção, clarividência e saúde. Ele reproduz o olhar aberto e justiceiro de um dos deuses egípcios da mitologia: o deus Hórus. O símbolo favorece a evolução do terceiro olho, dons estes relacionados à clarividência e, da mesma maneira, simbolizando o “Olho que tudo vê”, ou seja, aquele que enxerga muito além das aparências.
A denominação da operação se deu devido às diversas operações que o Denarc está realizando em todo o estado de Sergipe, combatendo diversas organizações criminosas, de todas as envergaduras.
*Com informações SSP