Da redação, AJN1
Equipes da Polícia Federal deflagraram nesta quinta-feira (11) a Operação Minus, que tem como foco desarticular e descapitalizar uma organização criminosa que atuava na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão em Sergipe e no Mato Grosso do Sul, expedidos pelo Juízo da Comarca de São Domingos.
De acordo com a PF, durante as investigações foram reunidas provas de que traficantes de drogas vinham utilizando estabelecimentos comerciais em Campo do Brito para o branqueamento de capitais. Também estão sendo sequestrados bens (móveis, imóveis e semoventes), no valor aproximado de R$ 2,3 milhões, pertencentes aos integrantes da organização criminosa, restando ainda apurar os valores bloqueados nas contas dos investigados.
Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva, sendo dois na cidade sergipana de Campo do Brito e outro em Campo Grande (MS).Além disso, a PF cumpre outros dez mandados de busca e apreensão, sendo oito em Campo do Brito, um em Aracaju (SE), e outro na capital sul-mato-grossense. Na capital sergipana, um dos alvos foi um condomínio de classe média no bairro Luzia, onde um pessoa foi detida e materiais foram apreendidos, a exemplo de um veículo.
Os suspeitos respondem pelos crimes de lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei nº 9.613/98) e de organização criminosa (artigo 2º da Lei nº 12.850/13).
A operação foi batizada de Minus em uma referência a lavagem de dinheiro, Em latim a expressão está relacionada a “purificação”, portanto também se relaciona ao branqueamento de capitais (lavagem de dinheiro)
*Com informações Ascom PF