Da redação, AJN1
Equipes da Polícia Federal deflagraram na manhã de hoje (2), em Itabaianinha, distante 121 km da Aracaju, a operação “Payback”, que investiga o desvio de R$ 7,5 mil de pagamentos do Auxílio Emergencial em Sergipe. A ação teve como foco o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela 7ª Vara Federal da Justiça em Sergipe. Foram recolhidos aparelho celular, chip e um computador.
De acordo com a PF, as investigações começaram em abril, a partir da análise das informações registradas na Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNAFAE). Nos levantamentos, a PF identificou o desvio fraudulento de valores de 11 contas digitais do auxílio emergencial.
Pelo que ficou esclarecido, o suspeito criava contas falsas no aplicativo ‘Caixa Tem’ em nome de terceiros. Depois gerava boletos bancários que eram pagos com os valores desviados, tendo as contas bancárias do próprio suspeito como destinatárias final dos recursos.
Além do mandado de busca e apreensão, a 7ª Vara Federal da Justiça em Sergipe determinou o bloqueio dos valores ilicitamente obtidos, a fim de possibilitar o ressarcimento da fraude. O suspeito deve responder pelos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem superar 16 anos de reclusão, além do pagamento de multa.
A operação foi batizada de ‘Payback’, que em significa português significa retorno, acerto de contas, em referência a ação desencadeada pela PF para recuperar e responsabilizar o autor do crime investigado.
*Com informações Ascom PF