Trinta pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal em Sergipe na conclusão do primeiro dos inquéritos decorrentes da Operação Acesso Negado, que investiga o desvio de verbas públicas em municípios de Sergipe através da contratação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Osip).
De acordo com a PF, o procedimento encerrado é relacionado ao município de Canindé do São Francisco, no sertão sergipano. As investigações constataram irregularidades na parceria firmada entre a municipalidade e a entidade do terceiro setor, seguida de contratação direta de pessoas físicas e jurídicas pertencentes ao grupo em processos de inexigibilidade de licitação fraudulentos, com desvio de valores.
As ações da Operação Acesso Negado ocorreu em cinco fases, deflagradas entre 2015 e 2019. Os indiciados foram imputados os crimes de desvio de verbas públicas, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, participação em organização criminosa e obstrução de justiça. O relatório foi apresentado à Justiça Federal e está à disposição do Ministério Público Federal (MPF/SE).
*Com informações PF